Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa?

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa? – Sem dúvida alguma, o marketing de um negócio é algo fundamental. Diante disso, a pergunta que fica é: como fazer um plano de marketing para lojas de roupa?

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa?

A indústria da moda é uma das que gera mais receitas ano após ano. No entanto, há tanta competição no setor, que é importante criar uma estratégia que permita que a nossa empresa se destaque em relação à sua competição.

Ao longo desse artigo, você saberá mais sobre como fazer um plano de marketing para lojas de roupa. Acompanhe!

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa?

1. Identifique o seu público-alvo 

Quando temos uma loja de roupas, online ou física, os produtos que oferecemos são focados em um público específico. Por exemplo, roupas de mulheres, de homens, de adolescentes, de crianças, de bebês. 

É importante que saibamos identificar a que público em específico o nosso produto é direcionado para saber como falar com eles, como chamar a atenção deles, etc.

2. Crie um perfil para cada cliente ideal 

Em marketing existe o que é conhecido como “buyer persona” que, em português, poderia ser entendido como o cliente ideal da nossa marca. 

Não há uma única pessoa compradora por marca, por exemplo, em uma loja de roupas íntimas online para mulheres, podemos ter “Maria” que tem 30 anos e “Júlia” que tem 19, mas ambas são consumidoras da Lupo marca .

É por isso que é preciso agrupar pessoas com gostos em comum, para criar perfis para cada tipo de cliente e desenvolver estratégias de conteúdo (ou publicidade) focadas em cada um deles.

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3. Observe os seus concorrentes 

Esse é o próximo passo para saber como fazer um plano de marketing para lojas de roupa.

Uma vez que os clientes-alvo tenham sido identificados e os compradores tenham sido definidos, é hora de observar a concorrência no setor, especialmente (embora não exclusivamente) aqueles que se dirigem ao mesmo público que a sua marca. 

Esta observação ajudará a conhecer as estratégias que outros estão executando, para replicá-las, melhorá-las, ou não repetir os erros.

4. Não imite, supere a sua concorrência 

Conheça a sua concorrência, lhe permitirá saber o que fazer para se destacar sobre ela. Afinal, se você oferecer ao cliente o mesmo que um concorrente que está há mais anos do que seu negócio no mercado, ele ainda vai preferir a concorrência. 

Além disso, ele poderia considerá-lo como uma cópia, o que afetaria sua recepção como marca e aceitação em relação ao seu público-alvo. 

Então, como adicionar valor a uma loja de roupas sem copiar ou imitar? Bem, ouvindo as necessidades do seu público! Aqueles que a sua concorrência não conseguiu satisfazer.

5. Não se esqueça do posicionamento da sua loja de roupa online 

Sua loja de roupas online não deixa de ser sua marca; por exemplo, se você tem uma loja de roupas que vende camisa listrada masculina, então você deve procurar que cada ação que você fizer o ajude a se posicionar no mercado.

Lembre-se que quanto maior o reconhecimento de uma marca, mais valor terá no mercado. Você pode ajudar o posicionamento da sua marca de muitas maneiras, por exemplo:

  • Com lançamentos de roupas por temporada 
  • Vendas especiais.
  • Uma presença ativa nas redes sociais.
  • Obtendo recomendações de celebridades, influenciadores e referências da moda.
  • Cuidando da sua imagem de marca, etc.
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6. Defina os objetivos da sua loja 

Por fim, aqui está o último passo de como fazer um plano de marketing para lojas de roupa.

A definição de objetivos da sua loja de roupa online, tanto a curto, médio como longo prazo, bem como a seleção de objetivos quantitativos e qualitativos; irá ajudá-lo a poder medir, após a execução da estratégia, os resultados obtidos e compará-los com os objetivos traçados.

Lembre-se que no marketing digital tudo é mensurável, e que podemos usar diferentes ferramentas digitais para nos ajudar com isso.

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