O empréstimo consignado pode ser uma ótima opção para quem precisa de dinheiro e tem as características exigidas para a aprovação desse tipo de empréstimo. Mas, depois de aprovado, em quanto tempo o consignado cai na conta? 

Primeiramente, vamos falar mais sobre o empréstimo consignado, como funciona essa modalidade de empréstimo, a quem se destina e então, você vai saber em quanto tempo o consignado cai na conta após sua aprovação. Confira! 

 

O que é um empréstimo consignado?

 

Um empréstimo consignado é um tipo de empréstimo no qual os valores das parcelas são debitados diretamente na folha de pagamento. 

Por isso, é um empréstimo que se destina a categorias específicas: aposentados, pensionistas ou então, servidores públicos. 

Há também empréstimos consignados para quem trabalha sob regime de CLT, mas nesses casos, a empresa precisa ter um acordo com o banco ou instituição financeira. 

Portanto, quem oferece um empréstimo consignado avaliará quem deseja esse tipo de contratação, para ver se o possível contratante se encaixa nas condições. 

Mas, não é somente isso que é avaliado para a concessão de um empréstimo consignado. Há outras condições também, sobretudo, a margem do consignado. 

 

Margem do consignado 

 

A margem do consignado é um valor de porcentagem que indica o quanto o salário ou benefício de quem está querendo contratar um novo empréstimo consignado já está comprometido com outros empréstimos anteriores. 

Essa porcentagem é determinada por lei, ou seja, se você já tiver chegado no máximo, a financeira ou banco não poderá aprovar o seu empréstimo consignado. 

Portanto, o valor do salário ou benefício líquido que pode ser comprometido por empréstimos consignados é de 30%, sendo mais 5% de empréstimos no cartão de crédito. 

Você também Pode Gostar de Ler essa Matéria:   Caracteres Unicode invisíveis?

Assim, de maneira resumida, as condições essenciais para que um empréstimo consignado seja aprovado, em geral, são: 

  • Ser servidor público, aposentado ou pensionista; 
  • Ser servidor regido pelo sistema CLT, mas com acordo da empresa com bancos ou financeiras para concessão de empréstimos consignados; 
  • Estar abaixo da margem de 30%, do valor de salário ou benefício líquido já comprometido com empréstimos anteriores. 

Como conseguir um empréstimo consignado? 

 

 

Tendo as características exigidas pelos bancos ou instituições financeiras, você pode solicitar um empréstimo consignado. 

Certamente, alguns documentos serão solicitados, tais como RG, CPF e uma cópia do seu holerite ou folha de pagamento. 

Então, você escolherá a quantia a ser emprestada pelo banco ou pela instituição e em quantas parcelas dividirá o valor. 

A partir disso, o banco ou a instituição financeira analisará seu perfil e também consultará dados a seu respeito. Um dos primeiros dados verificados é a margem do consignado. 

Outro dado importante é o score de crédito. Geralmente, os bancos ou instituições costumam analisar esse escore, que define o quão bom pagador você é. 

Esse escore reflete seus pagamentos antigos e se você está ou não negativado. Ou seja, com o nome sujo na praça. 

Quanto mais próximo de 1000, melhor é seu score.

De fato, você pode você mesmo consultar esse valor diretamente no site da Serasa, de forma gratuita, bastando colocar os seus dados. 

Cada instituição possui um tempo para avaliar os dados do solicitante e aprovar, ou não, o pedido do empréstimo consignado. Mas, em geral, a resposta é dada em no máximo 5 dias úteis. 

Em quanto tempo o consignado cai na conta? 

Quando o empréstimo consignado é aprovado, a quantia contratada é logo depositada na conta, em média, esse prazo pode demorar de 2 a 5 dias úteis, dependendo da instituição. 

Você também Pode Gostar de Ler essa Matéria:   ECONOMIZE mais de 50% na CONTABILIDADE da sua EMPRESA já! [Eu te mostro NA PRÁTICA como é simples]

Agora, os valores contratados das parcelas caíram no seu próximo salário ou benefício. Então, é importante se lembrar que esses valores já são descontados em folha. 

Assim, seu salário líquido já virá com o valor da parcela do empréstimo consignado contratado já descontado. 

 

Cuidados a contratar um empréstimo consignado 

 

Por último, lembre-se que antes de contratar um empréstimo consignado, você precisa ter alguns cuidados. 

O primeiro é se planejar e ver se aquele empréstimo consignado é realmente necessário naquele momento de vida. Isso porque, embora o empréstimo consignado venha com juros bem menores, você ainda pagará juros sobre esse dinheiro. 

E também é importante lembrar que o valor da parcela é diretamente descontado na folha. Portanto, planeje como ficará seu salário ou benefício após a contratação deste empréstimo. 

Depois, faça uma boa pesquisa entre as instituições. De fato, os empréstimos consignados costumam ter taxas de juros bem mais baixas do que outras modalidades de empréstimos pessoais. Mas, é sempre bom fazer uma pesquisa para comparar as condições oferecidas. 

Assim, você conseguirá optar pelo que é melhor para você. 

Por último, analise seu holerite ou folha de pagamento e veja se o valor acordado de parcela foi corretamente debitado. Não costumam haver problemas em empréstimos consignados, até porque o risco para a instituição, com o débito das parcelas em folha, é bem menor. 

Rate this post

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.