Sintomas de HIV em Homens – Uma erupção cutânea é frequentemente um dos primeiros sinais de HIV. Aparece tipicamente após uma febre e outros sintomas semelhantes aos da gripe. Esta erupção cutânea dura geralmente cerca de uma semana.
Investigação de Sintomas de HIV em Homens
Embora uma erupção cutânea do HIV tende a aparecer na parte superior do corpo e na face, pode aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo o pênis.
Quais são os efeitos do HIV?
O HIV é um vírus crônico que enfraquece o sistema imunitário. É geralmente transmitido através do contato sexual. Embora não exista uma cura para o HIV, os seus sintomas são tratáveis. Se o HIV não for tratado, o vírus pode levar à fase 3 do HIV, também conhecida como AIDS.
Uma pessoa pode ter o HIV durante vários anos antes de progredir para a AIDS. Contudo, quanto mais tempo uma pessoa espera para iniciar o tratamento, maior é o risco para a sua saúde.
Se uma pessoa desenvolver AIDS, isso significa que o seu sistema imunitário ficou gravemente enfraquecido. Isto torna-a vulnerável a infecções oportunistas, tais como pneumonia por Pneumocystis jirovecii ou toxoplasmose. A AIDS também as torna vulneráveis a infecções típicas, tais como a pneumonia adquirida na comunidade e a celulite. Embora estas infecções possam ser prejudiciais para qualquer pessoa, podem ser especialmente prejudiciais para uma pessoa que vive com AIDS.
Quais são alguns outros sintomas do HIV?
Dentro de algumas semanas após ter contraído o HIV, uma pessoa pode desenvolver sintomas que são muito semelhantes aos causados pela gripe. Estes sintomas incluem:
- a febre
- dores musculares e articulares
- dores de cabeça
- dor de garganta
Às vezes, as pessoas com HIV confundem estes sintomas com a gripe e adiam a consulta a um prestador de cuidados de saúde.
Feridas ou úlceras
Algumas pessoas desenvolvem feridas ou úlceras após terem contraído o HIV. Estas feridas são muitas vezes dolorosas e podem aparecer no:
- pênis
- ânus
- esófago
- boca
Como uma erupção cutânea que pode aparecer no pênis, estas feridas ou úlceras aparecem geralmente no prazo de um mês após a contração do HIV. No entanto, nem todas as pessoas soropositivas têm estas úlceras.
Gânglios linfáticos inchados
Os gânglios linfáticos no pescoço e axila também podem inchar pouco depois de o HIV ser contraído. Enquanto os sintomas semelhantes aos da gripe e das erupções cutâneas podem desaparecer por si mesmos, o inchaço de certos gânglios linfáticos pode durar muito tempo. Isto pode continuar mesmo depois de uma pessoa iniciar o tratamento.
Ausência de sintomas
Também é possível ter um caso ligeiro de HIV. Um caso ligeiro pode não produzir uma erupção cutânea ou outros sintomas óbvios logo após a transmissão.
Como é tratada esta erupção cutânea?
Se uma erupção cutânea no pênis não estiver relacionada com o HIV, um prestador de cuidados de saúde recomendará provavelmente um medicamento ou pomada de venda livre ou prescrita para aliviar os sintomas, como coceira no penis. A medicação recomendada depende de a erupção cutânea ser ou não:
- fúngico
- bacteriano
- viral
- não-infeccioso
Se o prestador de cuidados de saúde determinar que uma pessoa tem HIV, um dos próximos passos será discutir as opções de tratamento. O tratamento padrão para o HIV chama-se terapia anti-retroviral. Inclui uma combinação de medicamentos tomados diariamente para ajudar a reduzir a quantidade de HIV no corpo.
Não pode eliminar o vírus, mas pode minimizar o nível de vírus em circulação. A minimização da quantidade de vírus presente no corpo pode ajudar a assegurar que uma pessoa seropositiva esteja mais bem protegida contra outras infecções.
Como pode o HIV ser prevenido?
Pessoas com risco acrescido de contrair o HIV podem querer explorar a profilaxia pré-exposição de medicamentos (PrEP).
As pessoas também podem limitar as suas hipóteses de exposição ao HIV, usando preservativo durante as relações sexuais e participando noutras práticas que ajudam a prevenir as ISTs. Por exemplo, pode ser benéfico falar sobre o teste do HIV antes de se envolverem em atividade sexual com um novo parceiro. Os parceiros podem considerar ir juntos para fazer o teste.
O que mais pode causar uma erupção cutânea no pênis?
As bolinhas no pênis ou erupções cutâneas genitais nem sempre são um sinal de HIV. Podem resultar de uma série de outras condições, incluindo:
- comichão na virilha, uma infecção fúngica associada a permanecer demasiado tempo em roupa suada
- infecção por levedura, que é um crescimento excessivo de fungos
- balanite, ou o inchaço da ponta do pênis ou prepúcio; está associada a uma higiene deficiente
- dermatite de contato, que pode resultar de alergênicos
- sarna, um tipo de infestação
As erupções podem também indicar a presença de outras infecções sexualmente transmissíveis (iSTs), como por exemplo:
- sífilis
- herpes
Leave a Reply